logo latino pagina.fw      Flag of United Kingdom Flag of Spain Flag of Brazil

ecuador folklore1

Equador é um país com muitos contrastes devido as diferentes regiões que possui, dessa forma qualquer visitante vai poder notar a diferença que existe no Clima da parte Andina, Amazônica ou Costeira. Também vai poder vivenciar essa diferença na cultura, costumes e gastronomia. Uma das maiores facilidades para o viajante é que o país utiliza o dolár americano e que devido que seu território é pequeno, poderá conhecer quase todo o país em duas semanas viajando de norte a sul e com apenas uma voo de uma hora e meia desde Guayaquil estará no famoso Arquipélago de Galápagos.

Clima

Clima:

Devido à presença da Cordilheira dos Andes e a influencia do mar, Equador encontra-se com diferentes tipos de clima. Além de sua localização tropical, cada zona climática apresenta apenas duas estações definidas que são: úmida e seca.  Tanto na Costa como na Amazônia a temperatura oscila entre 20 °C e 33 °C, enquanto que nos Andes varia entre os 8 °C e 26 °C. A estação úmida estende-se entre dezembro e maio na costa, sendo entre novembro e abril nos Andes e entre janeiro e setembro na Amazônia. Abaixo poderá ver mais detalhado o clima por cada região:

  • Andes: Estação chuvosa e fria de novembro a abril, estação seca de maio a outubro. Temperatura oscila entre 8 °C e 26 °C. Dessa forma recomendamos que na parte da manhã e tarde utilize roupas leves e bastante bloqueador solar e na parte da noite roupa abrigada.
  • Amazónia: Estação de chuvas e úmida entre janeiro e setembro, estação seca entre outubro e dezembro. Devem utilizar roupas leves para fazer caminhadas e também levar repelente, a parte da noite é mais agradável devido a brisa noturna e levar capa de chuva.
  • Costa: Estação chuvosa entre dezembro e maio, estação seca entre junho e novembro. Temperatura oscila entre 20 °C e 33 °C. A parte da costa costuma ser o local principal para as férias dos equatorianos, tendo maior índice de turistas nos meses com férias escolares e temporada de baleias.
  • Galápagos: oferece um clima temperado com temperaturas entre 22°C e 26 °C. Tenda as estações de calor com chuva, frio com ar seco e épocas de transição. Galápagos dessa forma é bom para visitar durante todo o ano já que dependendo de cada temporada irá vivenciar algo diferente nas fauna e flora das ilhas.

Demografia

Demografia:

Segundo os dados nacionais da pesquisa efetuada em março de 2013 pelo Instituto Nacional de Estadísticas e Censo, habitam no Equador um total de 15 936 100 pessoas sendo o país com maior aceleração de envelhecimento atrás de Chile, Uruguai e Argentina. Depois que o censo de 2010 mostrou resultados de que 17% da população passava de 65 anos e que 40% da população é adulta média e que a idade média seja entre 27,3 e 35,8 anos, ainda que seja um país com uma  população jovem. A esperança de vida no Equador está ao redor dos 73,5 para os homens e 79 anos para as mulheres, em 2011 Equador foi o terceiro país com mais longevidade de América depois de Chile e Canadá, e a frente de Estados Unidos e Argentina. Referente ao sexo da população adulta, e pode estabelecer que ao redor de 49,4% etá compostas por homens e 50,6% está composta por mulheres. Ao redor de 63% da população está em zonas urbanas e 37% em zonas rurais, destacando que é a terceira com melhor qualidade de vida na América Latina. As cidades com maior população urbana são as de Quito e Guayaquil com ao redor de 60%, isso devido a melhores oportunidades de emprego e qualidade de vida.

A natalidade do páís baixou recentemente a 1,8 filhos por cada mulher no censo de 2012, com o que se determina o envelhecimento da população, típico comportamento de um país com uma economia crescente e cada vez mais desenvolvida. Mesmo assim é o noveno país mais povoado de América Latina dos 33 países com uma densidade populacional de 54 habitantes por cada quilômetro quadrado.

Economia

Economia: 

A economia do Equador é a oitava em tamanho na América Latina e experimentou um crescimento médio de 4,6% entre 2000 e 2006. Se calcula que ao redor de 9 milhões de equatorianos possuem uma ocupação econômica e ao redor de 1 milhão está inativo. O petróleo representa 40% das exportações e contribui para manter a balança comercial positiva, desde os anos 60 a exploração de petróleo elevou a produção e suas reservas calculam-se em 4.036 milhões de barris. No setor agrícola, Equador é um importante exportador de bananas (o primeiro lugar a nível mundial em sua produção e exportação), de flores e o oitavo em produção de cacau. Também é significativa sua produção de camarão, cana de açúcar, arroz, algodão, milho. palmito e café. Sua riqueza madeireira compreende grandes extensões de eucalipto em todo o país, assim como maglares, piños e cedros que são plantados na zona da serra. Por outra parte a industria se concentra principalmente em Guayaquil, o maior centro industrial do país e Quito como o maior centro empresarial. A produção industrial está dirigida principalmente ao mercado interno. Outra atividade importante que cresce a cada ano é o setor turístico que está endo priorizado para ser no futuro um dos mais importantes do país. 

Desta forma a nova economia possui 14 setores priorizados: Turismo; Alimentos frescos e processados; energias renováveis; produtos farmacêuticos e químicos; biotecnologia: bioquímicos y biomedicina; serviços ambientais; metal-mecânica; tecnologia: hardware e software; plásticos e borracha sintética; confecções, roupa e calçado; veículos, automotores, carrocerias e partes; transporte e logística; Construção; e cadeia florestal sustentável e produtos madeireiros processados.

Fatos Gerais

Fatos: 

Abaixo colocamos o resumo de alguns fatos interesantes sobre o Equador para antes de sua viagem, dessa forma terá uma idéia global do país em diferentes aspectos: 

  • Cultura: Equador igual que seu território geográfico, possui uma diversidade de cultura muito grande. Onde você poderá encontrar várias pessoas que são um pouco mais fechadas na zona andina e uma maior abertura por parte daqueles que vivem na costa ou Amazônia. Dessa forma o país possui uma enorme variedade de culturas como: os afro-americanos da costa e do Vale do Chota, os otavalenhos com seu mercado e vestimenta típica, os índios que vivem na Amazônia e o equatoriano moderno das cidades com costumes espanhóis.
  • Política: Equador é uma república constitucional com governo democrático desde 1976. O governo está dividido em três poderes que são: o executivo (presidente Rafael Correa), o legislativo (vários funcionários da assembléia) e judicial.
  • Religião: devido à grande repressão que sofreram pelos seus conquistadores, o país deixou suas crenças e 95% da população segue o catolicismo, sendo apenas uma pequena parte que faz parte de outras religiões ou crenças.
  • Turismo: é uma da principais atividade economicas do país, devido a seu pequeno território de grande biodiversidade, recebe turista de todo o mundo que desejam viajar pelas diferentes áreas como: os Andes, a Amazônia e a Ilhas Galápagos. A maioria do turistas chegam desde o Estados Unidos e também de países europeus, a procura de vida silvestre e diversidade cultural.

 

Fale Conosco!
 
skype latino.walks
phone 02 222 9812 / 09 80681498
mail icon info@latinowalks.com

Visite-nos!

building icon

Baquedano 23-45 y
Reina Victoria
Quito - Ecuador

Aceitamos!

visa iconomastercard icono america icono
diners icono western icono 
Ecuador: Ama la vida            

amalavida3captur2