logo latino pagina.fw      Flag of United Kingdom Flag of Spain Flag of Brazil

sea lion galapagos1

Equador possui uma rica flora e fauna, encontrando-se assim entre a lista de países megadiversos. O bosque tropical estende-se pela maior parte do território, enquanto que no ocidente, adjacente  costa, se encontra também o bosque seco e os mangues. A fauna do Equador é muito extensa com uma grande variação de espécies e inumeráveis tipos de espécies tropicais como as araras, os tucanos, tartarugas e caiman. Além a incrível quantidade de espécies endêmicas nas Ilhas Galápagos.

Andes

Andes:

Podemos encontrar bosques dispersos e paramos andinos. Uma vegetação muito diferente da que encontramos na região da Amazônia e na região da costa. Além de animais específicos dessa zona como as lhamas e as alpacas. Um dos parques mais famosos é o Cotopaxi que fica perto de Quito.

  • Flora: nas zonas subtropicais existem bosques unidos em pode-se encontrar samambaias, liquens e musgos. Há ainda florestas pequenas e naturais que  atualmente são protegidas. Temos algumas na parte ocidental da cidade de Quito, atrás do vulcão Pichincha e em setores como Nanegalito e Mindo. Em áreas de clima temperadas, quase todo o espaço de terra foi reservada para o cultivo de cereais, frutas e vegetais, nesses locais, pode-se ver propriedades, imóveis, terrenos e fazendas. Em áreas mais frias, mais alto, chamado de mouros, você pode encontrar lotes de gramíneas e chuquiragua.
  • Fauna: os tipos de animais também dependem das condições do tempo, embora existam alguns que são comuns a todas as regiões, incluindo cães, gatos, galinhas, patos e outros. No clima subtropical, ou seja, nas terras baixas da região inter-andina, há gado, cavalos e porcos. Entre os répteis, você pode encontrar cobras e lagartos. Em clima temperado ou sub-andino, é comum encontrar os anteriores e também ovinos e caprinos. No clima frio, a uma certa altura, você pode encontrar lhamas, aves como melros, curiquingues, abutres, entre outros. Em altas altitudes dos Andes, você ainda pode encontrar alguns condores, embora com dificuldade, porque este animal está em perigo de extinção.

Amazônia

Amazônia:

Nessa área está o Parque Nacional Yasuni com 928.000 hectares designado pela UNESCO como reserva da biosfera e aonde podemos encontrar os povos indígenas Huaorani, Tagaeri e Taromenane que são grupos não contatados. Esse parque conta com mais espécies de animais por cada hectare que toda a Europa junta.

  • Flora:  a região Amazônia não é considerada apta para a agricultura pelos seus altos níveis de umidade, por isso a vegetação de uma zona para a outra tem certas diferenças. Na zona montanhosa dos flancos andinos existe a plantação de ervilhas, narajilhas, tomate, banana, limão e tangerina. A planície amazônica está coberta em sua totalidade com selvas virgens aonde podem encontrar-se arvores madeireiras e plantas medicinais como o ceibo, a tagua e a palma africana. A chonta e as palmeiras são utilizadas por alguns indígenas para a construção de suas vivendas. 
  • Fauna: a região Amazônia possui uma grande variedade de espécies animais, entre mamíferos, aves e animais de água. Entre as aves temos os abutres, águia arpia, periquitos, papagaios, louros e araras. Na parte do rio temos uma grande variedade de peixes, além de piranhas, enguias e caimanes. Também podemos destacar os macacos e micos que estão poor todos os lados e roedores grandes como a capivara, esses animais podem ser vistos dentro de reservas como Yasuni y Cuyabeno, já que algumas partes da Amazônia já estão bastante povoadas.

Costa

Costa:

Podemos encontrar também os mangues mais altos do mundo que estão localizados na província de Esmeraldas e são conhecidos como Majagual. Além do Parque Nacional Machalilla aonde são encontradas algumas das espécies que habitam Galápagos e as baleias que migram para o sul.

  • Flora: na costa temos áreas naturais protegidas que guardam uma variedade de ecossistemas, como a Reserva Ecológica Maglares Cayapas Mataje, que possui grandes mangues, entre eles o mangue Majagual. A Reserva Ecológica Manche Chindul que possui o último remanescente bosque húmido tropical com grande biodiversidade e altos níveis de endemismo. Na parte baixa temos a Reserva Ecológica Cotocachi Cayapas, caracterizada por sua selva montanhosa de difícil acesso, com grande variedade de madeira fina e raras orquídeas e bromélias. Na parte de centro destaca-se a Reserva do Parque Nacional Machalilla e na parte sul os Mangues Churute.
  • Fauna: entre os meses de julho e setembro, uma das atividades preferidas é a observação de baleias jorobadas que chegam nessa época desde a Antártica para cruzar e ter suas crias. Entre os grandes mamíferos dessa região temos: os jaguares, pumas, ursos e gatos do montes. Os repteis mais comuns são: serpentes, lagartos, caimanes e camaleões. Existe uma variedade grande de aves como os atóbas de patas azuis e fragatas que podem ser vistos no Parque Nacional Machalilla. 

Galápagos

Galápagos: 

Foram declaradas como patrimônio natural da humanidade em 1978 e  possuem uma grande variedade de espécies endêmicas, que foram estudadas pelo famoso cientifico Charles Darwin e que escreve o livro sobre a evolução das espécies. Foi assim que ganharam fama mundial, especialmente pelas tartarugas gigantes.
  • Flora: a flora em Galápagos cresce sobre um pavimento de lava basáltica, sendo o resultado de uma espinhosa e raquítica vegetação. Nas brechas crescem os cactos, alguns de grande tamanho. Predomina na ilha os algaroba e Palo Santo, uma espécie de arbusto que cresce ao pé das montanhas. Por encima dos 200 metros a vegetação é mais consistente devido ao clima mais chuvoso e nesses lugares crescem a árvore da goiaba, além de cítricos e outras espécies introduzidas pelos colonos.
  • Fauna: as Ilhas Galápagos podemos ver as tartarugas gigantes, as iguanas marinhas, as iguanas  terrestres e lagartixas de lava, entre outras espécies. O mundo das aves está representada por más de 13 espécies diferentes de tendilhões de darwin, fragatas, garças, gaviões, gaivotas, cormoranes, pinguins pequenos, albatrozes, corujas, atóbas de patas azuis e vermelhas, flamingos, pelicanos e várias outras aves. Entre os mamíferos podemos encontrar os lobos marinhos e os golfinhos.

 

Fale Conosco!
 
skype latino.walks
phone 02 222 9812 / 09 80681498
mail icon info@latinowalks.com

Visite-nos!

building icon

Baquedano 23-45 y
Reina Victoria
Quito - Ecuador

Aceitamos!

visa iconomastercard icono america icono
diners icono western icono 
Ecuador: Ama la vida            

amalavida3captur2