logo latino pagina.fw      Flag of United Kingdom Flag of Spain Flag of Brazil

food ecuador1

A Gastronomia Equatoriana é uma variada forma de preparar pratos, que está enriquecido devido que Equador possui diferentes regiões (Costa, Andes, Amazônia e Galápagos). Os distintos pratos típicos e os ingredientes principais variam em função das condições naturais. Houve também uma influência muito grande da colonização espanhola que tentou substituir pratos como o porquinho da índia por carne de vaca e porco, porém na parte da Serra pode-se encontrar ainda restaurantes especialistas em porquinho da índia assado.

Andes

Andes:

Nessa parte existe o costume de comer sopa, além de carne de porco, carne de vaca, carne de cordeiro e cabra. Porém a carne mais consumida tende a ser a de porco aonde acompanham quase sempre com milho (choclo), batatas (papas), banana assada (maduro) e outros acompanhantes. Formando assim alguns dos pratos típicos dos Andes que são: a fritada, o hornado, e as chugchucaras. Um dos pratos mais curiosos e tradicionais é o Cuy, mais conhecido como o porquinho da índia, um prato típico que vem desde os povos indígenas. A cidade de Quito possui vários restaurantes de comida nacional e também internacional, porém caso deseje provar a culinária equatoriana, você não pode deixar de comer:

  • Locro de papa: uma deliciosa sopa feita a base de patatas e leite, para os que desejam também pode vir com abacate. A fruta se come em muitos pratos da Serra.
  • Fanesca: uma sopa típica da semana santa, que vem com onze tipos de grãos diferentes além acompanhantes como ovo, tomate, massa frita e bacalhau.
  • Fritada: carne de porco frita em cubos que é servida junto com batatas, milho e tostado. Esse prato é muito típico da parte norte e também locais perto de Quito.
  • Sorvete de Paila: totalmente diferente de qualquer sorvete que você tenha provado, feito sobre uma panela de bronze encima de gelo e palha, e coloca o suco da fruta até virar um sorvete cremoso.
  • Outros pratos mais exóticos: Caldo de Patas (feito com o pé do porco), Yaguarlocro (sopa com sangue de ovelha), Seco de Chivo (arroz, batata e carne de cabrito) e Tripamishqui (a tripa do porco que é feita na brasa)

Left - Photo by Michael R Perry / CC BY   Middle - Photo by  Marcio Ramalho / CC BY  Right - Photo by  Rinaldo Wurglitsch / CC BY

Amazônia

Amazônia:

Nessa parte do pais existe um grande consumo de peixe de água doce, mandioca que é típico de toda a região amazónica, carne de frango e de porco também são consumidas em boa quantidade além de uma enorme variedade de vegetais e legumes. Porém existem vários outros tipos de pratos, típicos da tribos indígenas como a carne de tapir ou carne de macaco.

  • Ceviche de Palmito: feito da mesma maneira que o ceviche comun com muito cebola porém com pedaços de palmito, um prato típico e bastante saboroso.
  • Tilápia Frita: comum em grande parte dos restaurantes, em geral acompanhada com arroz, mandioca e batatas.
  • Chicha de Yuca: bebida típica dos indígenas feita com mandioca, banana madura e água aonde existe a fermentação e sempre servida na maioria das casas.
  • Maito de Peixe: aonde o peixe é feito dentro de uma folha de bananeira junto ao vapor e absorve o sabor da própria folha.
  • Outros pratos mais exóticos: Formiga de Limão (come-se viva e tem o sabor da fruta), Chontacuro (pode-se comer vivo, assado ou ao alho) e Guanta (a paca que é consumida por indígenas)

Costa

Costa:

O peixe e os frutos do mar são relativamente baratos, pois uma boa parte da economia dedica-se a isso. Dessa forma você poderá comer uma boa refeição com apenas U$ 8 dólares. Existe um grande consumo de corvina e truta, além de camarão e caranguejos. Alguns dos pratos típicos são: carapachos rellenos, sopa marinheira, ceviches de peixe e camarão, corviches, encocado de camarão, encebolhado de peixe e cazuela. Alguns dos pratos que voce nao pode perder caso esteje por Guayaquil ou pela costa equatoriana são:

  • Muchines de Yuca: um delicioso bolinho de mandioca que é feito de uma forma simples e possui recheio de queijo. Muito bom junto como um aperitivo no final da tarde.
  • Encocado de Camarão: um prato típico da costa aonde o camarão vem com um molho de coco e leite acompanhado com batatas, banana e arroz.
  • Caranguejos ao Alho: a cidade de Guayaquil possui locais especialistas em caranguejo, ruas inteiras aonde são servidos inteiros e as pessoas podem comer de diferentes formas.
  • Ceviche de Misto: um prato também típico do Peru, aonde é servido com peixe, camarão e caranguejo, além de vir com muita cebola.  
  • Outros pratos mais exóticos: Caldo de Bagre (sopa com a cabeça do bagre), Guatita (feito com as vísceras do porco) e Caldo de Salsicha (feito com a minudências do porco)

Galápagos

Galápagos: 

No arquipélago os pratos típicos são os frutos do mar e o peixe, porém também pode encontrar alguns restaurantes locais que oferecem comidas típicas dos Andes e estabelecimentos que oferecem comidas internacionais, massas e pizzas. Em Galápagos aproveite para comer bastante o que são peixes e frutos do mar, os que você não pode perder são:   

  • Lagosta de Galápagos: poderá comer de diferentes formas, porém a mais aconselhada é a brasa ou ao alho, aonde pode sentir melhor o sabor, é como um lagostim e menor que a lagosta normal.
  • Bacalhau de Galápagos: totalmente diferente do bacalhau salgado, um peixe com uma carne branca e muito saborosa, é difícil de encontrar mais vale a pena procurar e degustar sem muito tempero.
  • Wahoo: um peixe com carne branca e muito saboroso, pescado diariamente nas ilhas possui uma carne saborosa e suave, preparado ao vapor e no alho fica muito bom.
  • Arroz Marinheiro: uma mistura de diferentes frutos do mar com arroz, aonde pode-se comer o polvo e também conchas,  
  • Outros pratos mais exóticos: Pepino do Mar (apenas pode ser pescado em algumas temporadas do ano, difícil de encontrar) e Ceviche de Canchalagua (tirado de dentro das conchas, possui um textura menos suave que o polvo).

 

Fale Conosco!
 
skype latino.walks
phone 02 222 9812 / 09 80681498
mail icon info@latinowalks.com

Visite-nos!

building icon

Baquedano 23-45 y
Reina Victoria
Quito - Ecuador

Aceitamos!

visa iconomastercard icono america icono
diners icono western icono 
Ecuador: Ama la vida            

amalavida3captur2