logo latino pagina.fw      Flag of United Kingdom Flag of Spain Flag of Brazil

mapa equador1

O Equador é considerado como um dos menores países da América do Sul. Faz fronteira ao norte com a Colômbia, ao leste e sul com o Peru e a oeste com o oceano pacifico. Possui um total de 24 províncias, uma extensão de total de 283 561 km² e vários parques nacionais como: o Parque Nacional Cotopaxi que está situado nos Andes, o Parque Nacional Cuyabeno que está localizado na Amazônia, o Parque Nacional Machalilla e o Parque Nacional Galápagos localizado a 1050 km da costa do Equador. O país é conhecido por possuir quatro tipos diferentes de região que são:

Andes

Região Andes:

Os Andes constituem uma enorme massa montanhosa que alberga os vulcões mais altos do planeta. Ocupa uma superfície aproximada de 330 000 km² que contorna a costa do oceano Pacífico ao largo de 7240 km, transformando-se na cordilheira mais larga da Terra. Se formou ao final da era Secundária, a finais do Cretáceo tardio, pelo movimento da placa de Nazca debaixo da placa Sul-americana. Os movimentos sísmicos e as atividades vulcânicas posteriores tiveram mais importância na configuração do relevo que os agentes erosivos externos. Na morfologia atual se encontram elevadas cordilheiras, junto com extensos altiplanos e profundos vales longitudinais paralelos aos grandes eixos montanhosos. Os vales transversais são escassos, salvo nos Andes argentinos e chilenos. Equador está justamente com a parte norte dos Andes na área septentrional.

A parte Andina do Equador esta localizada entre Pasto ao norte até a cidade de Loja no Sul, ocupando assim uma extensão de 600 km de comprimento por 100 km de largura aonde a altura media é de 4000 metros. Os principais pontos da avenida são os vulcões como: Cotopaxi, Chimborazo, Antizana, Sangay, Cayambe e Tungurahua. Essa região esta formada pelas províncias: Carchi, Imbabura, Pichincha, Santo Domingo de los Tsáchilas, Cotopaxi, Tunguragua, Bolívar, Chimborazo, Cañar, Azuay e Loja.

Amazónia

Região Amazónica:

O relevo da Amazônia está conformado por uma série de colinas que se originam en forma de serra nos Andes orientais e descendem até a planície do Amazonas. Existem duas regiões geográficas: a Alta Amazônia e a Planície da Amazônia. Na primeira regiâo pode-se encontrar as cordilheiras de Napo Galeras, Cutucú e Condor. Os relevos mais importantes da Amazônia encontram-se na região norte, perto do vulcão Sumaco. A vertente da Amazônia está formada pela afluência de numerosos rios que nascem na cordilheira oriental dos Andes e na cordilheira do Amazonas. Esses rios caracterizam-se por ser caudalosos e navegáveis na maioria do curso, sendo os mais importantes: o Río Napo que se forma pelas vertentes que chegam das províncias de Tungurahua e Cotopaxi; o Rio Pastaza que nasce com o nome de Cutuchi e Patate, desembocando no Rio Marañón e o Rio Santiago que é resultado da união do rios Namangoza e Zamora, também desemboca no Rio Marañón.

A área a Amazônia equatoriana estende-se por uma área de 120.000 km2 com seus bosques úmidos tropicais. Fazendo limite ao ocidente com a Cordilheira dos Andes e a oriente com Colômbia e Peru. Uma imensa área que tende a ser praticamente metade do território nacional e formada por seis províncias que são: Sucumbíos, Napo, Orellana, Pastaza, Morona Santiago e Zamora Chinchipe.

Costa

Região Costa: 

Equador tem 640 quilômetros de costa e pelo seu território correm rios que partem desde os Andes até chegar ao Oceano Pacífico. Em 5 de suas 7 províncias existem praias e balneários muito atrativos para os turistas e destacam-se o de Esmeraldas, Manabí e Guayas. Em essa zona encontra-se a rede fluvial mais extensa do país, que é o rio Guayas com doze afluentes junto as populações de Daule, Babahoyo, Macul, Puca, Paján e Cojimes. Com pouca diferença de altitude, a região costeira está dotada de uniformidade de climas e de paisagens, no entanto, pode-se encontrar variações de vegetação que vai desde os bosques tropicais no norte a áreas desertas no sul. Dentro do litoral podemos encontrar parques nacionais famosos como o de Machalilla e os Mangues Churute. O território do litoral equatoriano está formado por terras férteis. colinas, margens sedimentárias e elevações de pouca altura.

O parte da costa possui sete províncias que são: Esmeraldas, Manabi, Guayas, Santa Elena, Los Rios, El Oro y Santo Domingo de los Tsáchillas. Os principais pontos da costa são: Guayaquil, Puerto Bolivar, Manta e Montañita. Enquanto Guayaquil é considerado como um ponto de passagem para vários turistas que desejam ir a Galápagos, a praia de Montañita é famosa devido a surfistas que chegam de todas as partes e a cidade de Manta por causa dos cruzeiros internacionais.

Galápagos

Região Insular: 

As Ilhas Galápagos constituem um arquipélago do Oceano Pacífico localizadas a aproximadamente 1050 km da costa equatoriana. Conformada por 13 ilhas grandes com uma superfície maior a 10 km², 6 ilhas medias com uma superfície de 1 km² a 10 km² e outras 215 ilhotas de tamanho pequeno. As ilhas foram declaradas como Patrimônio da Humanidade em 1978 e em 2001 pela UNESCO. Ao igual que a massa continental do Equador, o arquipélago atravessa a linha do Equador e a maior parte pelo norte da Ilha Isabela. Galápagos é o segundo arquipélago com maior atividade vulcânica no mundo, superado apenas por Havaí. Entre os vulcões mais ativos da ilha estão: o Cerro Azul, o Sierra Negra, Marchena e La Cumbre, sendo esse ultimo localizado na Ilha Fernandina e o mais ativo do arquipélagos de Galápagos.

Galápagos possui uma extensão de 8.010 km e as únicas ilhas habitadas são: San Cristobal, Santa Cruz, Isabela e Floreana. Administrativamente, Galápagos constitui uma província do Equador, conformada por três cantões. No dia 12 de fevereiro de 1832, sobre a presidência de Juan José Flores as ilhas foram anexadas ao Equador e desde 18 de fevereiro de 1973 constituem uma província do país.

Fale Conosco!
 
skype latino.walks
phone 02 222 9812 / 09 80681498
mail icon info@latinowalks.com

Visite-nos!

building icon

Baquedano 23-45 y
Reina Victoria
Quito - Ecuador

Aceitamos!

visa iconomastercard icono america icono
diners icono western icono 
Ecuador: Ama la vida            

amalavida3captur2